Tratamento em Grupo: Genopsicodrama




O grupo é o espaço criado para que o sujeito possa expressar no “palco” seus dramas individuais, conjugais, familiares e sociais.

A palavra drama (grego) significa ação. Isto é, colocar em ação os personagens emocionais.

Como funciona?

São grupos constituídos por, no máximo, 06 integrantes.

O processo terapêutico tem início a partir da construção do Genograma Familiar de cada integrante.

Baseada no Genograma Familiar, a Psicoterapeuta Márcia Pettenon sinaliza os pontos de conflitos associados aos sofrimentos mentais e quais são as dificuldades intrínsecas e extrínsecas de convivência familiar, social e profissional.

São elencados os principais objetivos do tratamento de cada integrante. Os componentes do grupo têm um papel de coparticipantes na dramatização das cenas emocionais de seus colegas, atuando em momentos distintos, como: ego auxiliares, plateia e continentes.

Os conflitos do passado, que invadem o presente e prejudicam as potencialidades do sujeito, são dramatizados em um “palco” repleto de respeito, continência, e ressignificações de sentimentos negativos ou tristes de forma assertiva através de uma leitura atualizada.



As técnicas, bem como o manejo terapêutico, serão sugeridas pela Psicoterapeuta, de acordo com o conteúdo emocional evidenciado.

O tratamento em grupo visa fortalecer a espontaneidade de cada um, o sentimento de aceitação e consequentemente melhorar a autoestima, onde o indivíduo é convidado a apresentar sua essência e não um personagem.

A Psicoterapia de grupo é uma das técnicas que vem evidenciando excelentes resultados em diferentes áreas (hospitais, empresas, clínicas individual e institucional, reinserção social, cursos de aperfeiçoamento para profissionais da saúde, planejamento familiar, entre outras). Foi Jacob Levy Moreno, Psiquiatra Romeno (1889-1974), pioneiro dessa técnica, que nos convidou, e instiga até hoje, a assistir a melhor performance: aquela onde você pode ser aquele que vale a pena ser: você em sua autenticidade.

Vamos lá? Luzes, sem câmera, mas com muita ação e emoção!

Psicóloga em Porto Alegre
Dra. Márcia Pettenon CRP: 07/13820

Tags importantes: Psicologa, psicoterapia, terapia de familia, terapia de casal, terapia individual, Porto Alegre.

Consultório

Av. Independência, 925 sala: 1111
Bairro: Independência - Porto Alegre/RS 
Temos estacionamento Safe Park:
entrada pela Rua Gen. João Telles.

Fones:  
(51) 3276-5949
(51) 99395-4545
e-mail: marciapettenon@yahoo.com

Horário de atendimento

De 2° à 6° feira
das 8h às 21h

criação: sitesrapidos.com.br

     [fechar]